GLÓRIAS DA FORCADAGEM - ANTÓNIO JOSÉ SEQUEIRA (“SEQUEIRINHA”)

Nasce a 18 de Novembro de 1910. Seco de carnes, mas rijo como o aço, extremamente sabedor  e com uma  habilidade extraordinária para o específico lugar de rabejador,  desde muito novo começa a pegar com os grupos profissionais da época, passando depois a integrar  os profissionais de Artur Garrett, e  a partir de 1948 os Profissionais de Lisboa; Vila F. de   Xira; Moita do Ribatejo e Alcochete - de António José Carraça e depois António Verga -, juntamente com João Carraça. 
 Em fins dos anos cinquenta, princípios de sessenta, actuou  algumas vezes com o Grupo de Forcados  de Alcochete, capitaneados por  Gaspar Penetra (filho), mas, quem mandava colocar os toiros  e indicava os forcados indicados, era “Sequeirinha” -  que todos acatavam respeitosamente.
Homem educado e simples, juntamente com João Carraça  - e  já  na época final dos profissionais em Alcochete -,  executam uma até hoje recordada e célebre pega  de cernelha na antiga Praça de Toiros da Moita do Ribatejo, integrados nos profissionais desta vila, tendo como cabo Alberto Vieira.
Fez a última corrida em 1965, no dia em que seu filho - Octaviano Nunes Sequeira -, se fardava pela primeira vez pelo  Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, denotando, também ele,  enorme aptidão para rabejador, vindo a falecer em 1966 num acidente.
José Barrinha Cruz

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.