GLÓRIAS DA FORCADAGEM - ANTÓNIO GOMES ABREU

Forcado dos mais famosos de Portugal, e  cabo  fundador em 1915 do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, nasceu a 18 de Agosto de 1897 no Bairro de Marvila, Santarém. Frequentou a Escola de Regentes Agrícolas da cidade.  Desde muito cedo manifestou entusiasmo pelas lides tauromáquicas, estreando-se na praça da sua terra em 1914, como bandarilheiro. Apesar da boa impressão que causou, dedicar-se-ia a pegar novilhos e toiros  desde a adolescência, sendo um Forcado dos mais completos de sempre. Pertenceu anteriormente ao Grupo de Forcados do Ribatejo, cujo cabo era Jaime Godinho. 
António Abreu estreou-se como cabo do Grupo de Santarém numa corrida realizada  em Almeirim, a 8 de Agosto de 1905, na qual actuaram os cavaleiros amadores David Luizello Godinho (avô do cavaleiros David Ribeiro Telles) e D. Alexandre de Mascarenhas (Fronteira), tendo o Grupo pegado dez toiros, cinco de António Branco Teixeira e cinco de Ribeiro Telles.
Apesar das muitas  responsabilidades,  não as temeu e,  pelo contrário,  fez delas motivo para  elevar o prestígio do agrupamento que, enquanto o teve como Cabo – e foram 40 anos em que tal se verificou – conheceu consecutivas tardes de triunfo, não só em arenas portuguesas como nas espanholas, onde por várias vezes actuou.
Ao fim de uma carreira brilhantíssima, no decurso das quais pegou cerca de um milhar de toiros, António Abreu, no ambiente festivo de uma corrida realizada na praça do Campo Pequeno, entregou a chefia do Grupo a outro famoso pegador: D. Fernando de Mascarenhas.
Foi esse «render da guarda» na tarde de 27 de Maio de 1945, na qual se lidaram toiros de Silva Vitorino para os cavaleiros Simão da Veiga, João Núncio, Fernando Salgueiro,  D. Francisco de Mascarenhas e o espanhol Álvaro Domecq.
Durante muito tempo ainda António Abreu continuou «assistindo» ao grupo, sempre pronto a prestar-lhe o sábio conselho da sua experiência.
- José Barrinha Cruz

 

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.