Balanço da Temporada - GFA de Coruche

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois de 34 entrevistas já realizadas e que pode ver no separador "Entrevistas" publicamos hoje a ultimo balanço da temporada e que nos é apresentado pelo cabo dos Amadores de Coruche - Amorim Lopes.

Os Forcados de Coruche marcaram presença em 15 corridas de toiros em Portugal durante o ano de 2012. Realizaram 80 tentativas para pegar os 47 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,70 tentativa/toiro, posicionando-se no 10.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).


O Grupo de Forcados Amadores de Coruche fez a sua estreia oficial na praça de toiros das Caldas da Rainha, em 24 de Junho de 1971, numa corrida nocturna. Para além dos Forcados de Coruche pegaram também os do Montijo de António Sérgio, sendo lidado um curro da ganadaria do Sr. João Gregório (da Azinhaga). O primeiro Cabo do Grupo foi João Costa Pereira e foi a seguinte a sua primeira formação: Joaquim de Sousa, António Manuel Roberto, Luís Tomaz, Vital Malta, Jorge Gomes, Afonso Grilo, António João, Alberto Caçador, João Felismino e Victor Tomaz. De salientar que todos estes Forcados eram naturais e residentes em Coruche. Desde da sua formação, o G.F.A. Coruche teve cabos, que dentro as suas potencialidades conseguiram que o grupo tivesse uma actividade regular. Nomes como João Costa Pereira (Cabo fundador), José Tadeia, António Tabacão, Francisco Tomaz, Alberto Simões, Vítor Tomaz, José Ribeiro da Cunha e Jesuino Mesquita foram até ao dia 17/08/ 2001 os nomes que tiveram ligados aos destinos do grupo sorraiano. Em 2001 coube a Amorim Ribeiro Lopes a responsabilidade de comandar o GFA de Coruche até aos dias de hoje.

Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta? 
Amorim Lopes (A.L.) - Na temporada que findou, no GFAC fardaram-se 38 elementos.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(A.L.) - O forcado mais novo é o Miguel Palma de 15 anos e o mais velho é o Mário Rosa de 34 anos.  Média de 22 anos.

(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(A.L.) - Estamos numa fase de renovação do grupo e arrisquei pôr 18 forcados de cara a pegar, e assim, o elemento que pegou mais só pegou 5 toiros. Por este números nota-se que fui apostando na juventude e rodando muitos elementos.
Já tivemos melhores épocas no Grupo, porque este ano fizemos menos corridas do que as que estamos habituados, apenas 15, e tivemos uma anulada por causa da chuva. Mas o número de espectáculos também diminuiu e isso reflectiu-se no nosso Grupo, como também se terá reflectido noutros agentes da festa. Mesmo em termos de prestação do Grupo temos a noção que somos capazes de melhor e que o público espera mais de nós, mas estamos empenhados em fazer sempre mais e melhor.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(A.L.) - Mais do que um momento se calhar realçava como um factor muito positivo o empenho de todos em manter o nível do grupo, apesar de algumas saídas de forcados e de graves lesões que aconteceram durante a temporada. "O que não nos derruba, torna-nos mais fortes"...apesar das contrariedades sofridas durante esta temporada, o Grupo manteve-se unido e empenhado em defender a jaqueta que tanto nos honra.

(F.M) - E pela negativa? 
(A.L.) - As lesões são sempre um ponto negativo, infelizmente também surgiram, e graves, nosso Grupo. Mas só se magoa quem dá tudo o que tem, e no GFAC aprendemos a dar tudo o que temos.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(A.L.) - Na Temporada 2012 tivemos duas lesões mais relevantes,  e por coincidência (ou não!), foi no mesmo toiro. Um toiro Veiga Teixeira no dia 17 Agosto em Coruche, provocou uma lesão grave ao Nuno Oliveira "Piu", que facturou a vértebra C5. Felizmente foi operado assim que diagnosticada a lesão e está bem.  Mas este Forcado já não se vai poder fardar mais....mas como costumo dizer: só os bons Forcados é que se magoam!
O outro elemento foi o Alberto Simões que facturou o pé direito em dois sítios, mas também já está recuperado.


(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(A.L.) - Apesar de todas as vicissitudes que todos passamos, e o país em particular, a Festa Brava continua viva! Foram conseguidas algumas e importantes vitórias na defesa da Festa, mas não podemos baixar os braços. O GFAC, com empenho, dedicação e humildade, fará tudo para a dignificar ainda mais a Festa Brava e para sermos motivo de orgulho e referência para todos os portugueses! Podem contar connosco!!....

Grupo de Forcados Amadores de Coruche
Uma das imagens da temporada 2012 - Amadores de Coruche


0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.