Balanço da Temporada - GFA Évora

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Hoje publicamos o balanço da temporada do Grupo de Forcados Amadores de Évora, realizado pelo seu cabo António Alfacinha

Os Amadores de Évora actuaram por 14 vezes em 2012, sendo que 13 desses espectáculos foram em praças de alvenaria e apenas uma em desmontáveis. Pegaram 44 toiros e realizaram 44 tentativas para consumarem as sortes, com uma média de 1,61 tentativa/toiro,  posicionando-se no 11.º lugar do nosso Escalafon (dados FORCADO AMADOR).

Em 11 de Agosto de 1963 e na Praça de Toiros do Redondo fez a sua estreia o Grupo de Forcados Amadores de Évora com toiros da ganadaria de Manuel Lampreia.
Três cabos sucederam o percursor João Patinhas, sendo João Pedro Oliveira (1989-2001), João Pedro Rosado (2001-2008), Bernardo Patinhas (2008-2011). Neste momento é António Alfacinha, conceituado forcado de caras que comanda os destinos do Grupo da "Cidade Museu".

Forcado Amador (F.A) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
António Alfacinha (A. A.) - Fardaram-se 45 elementos pelo nosso grupo no decorrer da época de 2012

(F.A) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(A. A.) - O forcado mais velho a fardar-se tem 37 anos e o mais novo apenas 15 anos de idade. Houve muitas entradas de jovens neste inverno, o que leva a que a média de idades seja bastante nova rondando os 23 anos.

(F.A) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(A. A.) - Foi uma época positiva em relação às actuações, com muita gente nova a querer deixar a sua marca no Grupo de Forcados Amadores de Évora. Pisámos arenas importantes como Lisboa, Moita do Ribatejo, Reguengos de Monsaraz e a nossa praça de Évora. Tivemos onze corridas de toiros e três festivais/novilhadas. Das catorze actuações foram treze em praças de alvenaria e uma em praça desmontável. Muito aquém dos números que desejava para o meu grupo, e dos números que merecemos. 

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(A. A.) - Como momento positivo destaco o facto de não terem acontecido lesões graves. Destaco também a grande actuação do grupo na tarde de 15 de Agosto em Reguengos de Monsaraz, frente a touros de Ortigão Costa.

(F.A) - E pela negativa? 
(A. A.) - Pela negativa só tenho a apontar o reduzido número de actuações que tivemos. Factor esse externo ao grupo, que quanto a mim só tem desvalorizado a figura do forcado amador. E tem favorecido agrupamentos de homens que nada têm a ver com a nossa maneira de andar na festa dos touros.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(A. A.) - Quanto às lesões, todos sabemos e convivemos com isso cada vez que nos vestimos de forcado. Como referi anteriormente, graças a Deus não tivemos lesões muito graves. Gonçalo Pires sofreu uma rotura de ligamentos no joelho e no ombro no concurso de ganadarias de Évora e José Meneres uma luxação no ombro na feira da Moita em Setembro. Ambos estão a recuperar favoravelmente para a próxima época.   

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(A. A.) - Para finalizar, o Grupo de Forcados Amadores de Évora comemora 50 anos da sua fundação na próxima época, cinquenta e uma épocas a pegar sem interregnos. São muitos anos, muitos forcados a fazerem história nesta tão bonita arte de pegar touros. Espero sinceramente que para o ano tenhamos mais contractos/mais actuações pois com o elevado número de jovens que acompanham o grupo, é difícil dar as oportunidades que todos eles merecem.





0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.