Balanço da Temporada - GFA de Montemor

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz e Pinhal Novo, publicamos hoje o balanço da temporada do realizada pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor - José Maria Cortes


José Maria Cortes
Os Amadores de Montemor são dos grupos com mais pergaminhos na panorama da forcadagem em Portugal. 2012 não fugiu à regra, e pegaram 20 corridas de toiros e uma novilhada. Realizaram 109 tentativas para pegar os 69 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,58 tentativa/toiro,  posicionando-se no 5.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

Considera-se que a primeira apresentação do Grupo de Forcados Amadores de Montemor teve lugar no dia 4 de Setembro de 1939 na praça de toiros da vila de Montemor-o-Novo.
Daí para cá, nestes anos que já passaram já envergaram a sua jaqueta rubra mais de 350 elementos, tendo o Grupo participado em espectáculos em todos os continentes, honrando a sua cidade, o Alentejo imenso onde estão inseridos e por diversas vezes o seu próprio país.

Simão Malta foi o primeiro cabo, seguiram-se Manuel de Sousa Nunes, Américo Chinita de Mira, Joaquim José Capoulas, António José Zuzarte, João Eduardo Cortes, Paulo Vacas de Carvalho, Rodrigo Corrêa de Sá e desde 2 de Setembro de 2007, José Maria Cortes. Exímio forcado de caras, fardou-se pala primeira vez com a Jaqueta de Montemor a 23 de Agosto de 2001 na praça das Caldas da Rainha.

Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
José Maria Cortes (J.M.C.) - 33 Elementos

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(J.M.C.) - O forcado mais novo tem 16 anos, a média de idades do Grupo é de 24 anos


(F.A) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(J.M.C.) - Foi uma boa época, infelizmente com menos corridas do que aquilo que desejava e acima de tudo que o Grupo merecia. Apesar de poucas corridas relativamente a outros anos, acabou por ser uma boa temporada, tivemos presentes em feiras importantes, e nas praças mais importantes de Portugal. E o Grupo regressou a algumas praças onde não actuava a alguns anos (Tomar e Figueira da Foz). O Grupo de Montemor fez 21 corridas e uma novilhada.


(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(J.M.C.) - A primeira corrida do Campo Pequeno onde pegamos 6 Silvas sozinhos. A participação do Grupo na feira da Moita, onde tivemos uma boa actuação frente a um curro de toiros muito sério.


(F.A) - E pela negativa? 
(J.M.C.) - A lesão do Nuno Carvalho (GFA Aposento da Moita)


(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(J.M.C.) - Felizmente este ano foi um ano de poucas lesões, a lesão mais grave deste ano e capaz de ter sido na tentativa de pega que fiz em Abiúl onde fracturei 5 costelas.


(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(J.M.C.) - Que os aficionados continuam a apoiar a festa, estando presentes no máximo de corridas possíveis.

Grupo de Forcados Amadores de Montemor


0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.