Balanço da Temporada - GFA de Lisboa

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz, Pinhal Novo, Montemor, São Manços e Beja, que pode rever no separador "ENTREVISTAS", publicamos agora o balanço da temporada do realizada pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa - Pedro Maria Gomes

Os Amadores de Lisboa marcaram presença em 9 corridas de toiros, duas delas em praças desmontáveis. Realizaram 62 tentativas para pegar os 30 toiros que enfrentaram, com uma média de 2,07 tentativa/toiro,  posicionando-se no 24.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi fundado a 9 de Agosto de 1944 e teve como cabo Nuno Salvação Barreto que o comandou até 1992, ano em que passou o testemunho, e quando a doença já o corroía implacavelmente, a um dos seus mais dedicados pupilos, José Luís Gomes, que, a 8 de Abril de 2010, entregou o comando do grupo a seu filho, Pedro Maria Gomes, nesse mesmo dia o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, pelo Presidente da Câmara, João Soares.
O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa comemora na próxima temporada, 69 anos de existencia e Pedro Maria Gomes é apenas o seu terceiro cabo.
.


Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
Pedro Maria Gomes (P.G.) - Fardaram-se 28 elementos.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(P.G.) - O forcado mais novo a fardar-se foi com 15 anos e o mais velho com 36..

(F.A) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(P.G.) - O balanço geral não pode ser positivo, fizemos 9 corridas (duas desmontáveis).
No contexto actual é muito difícil de planificar uma época e começámos com corridas muito importantes e com toiros difíceis, o Grupo não esteve no seu melhor nessas corridas, penso que se deveu à falta de rodagem de todos os elementos.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(P.G.) - Destaco a atitude de alguns elementos que tiveram de recolher à enfermaria, na praça de Albufeira e ao hospital, numa corrida bastante dura, e que me encheram de orgulho, pois ao voltarem lesionados disseram que continuavam a estar disponíveis para tudo. Para mim são estas atitudes que fazem os Forcados.

(F.A) - E pela negativa? 
(P.G.) - As lesões sofridas por vários elementos do Grupo e a actual forma de contratação de alguns grupos.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(P.G.) - Para além de pequenas lesões, houve lesões mais graves e destaco a fratura do nariz do Miguel Nunes, a ruptura completa do ligamento cruzado anterior do Armando Nunes, ruptura dos ligamentos lateral interno e cruzado posterior do Gonçalo Maria Gomes e a lesão do esterno do Manuel Guerreiro num treino.
Todos os forcados estão a recuperar as lesões e para o ano estão aptos para voltarem às arenas.

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(P.G.) - Queria dar os parabéns ao blog Forcado Amador, pois é dos poucos espaços da web que respeita a Figura do Forcado, bem sei que é um blog dedicado aos forcados, mas não tem amizades por ninguém, é um blog isento.

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa


0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.