Balanço da Temporada - GFA de Beja

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz, Pinhal Novo, Montemor e São Manços, que pode rever no separador "ENTREVISTAS", publicamos agora o balanço da temporada do realizada pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Beja - Manuel Almodôvar
Os Amadores de Beja realizaram nove actuações em Portugal e uma em Espanha. 2012 fica marcado pela estreia deste novo grupo em corridas televisionadas. No nosso país realizaram 31 tentativas para pegar os 21 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,48 tentativa/toiro,  posicionando-se no 29.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

O “grupo” de Beja teve vários nomes. Do Alentejo, do Baixo Alentejo e Académicos foram alguns deles. Até que, em 1975, um conjunto de boas vontades e moços novos resolveu fundar o Grupo de Forcados Amadores de Beja. A primeira corrida foi em 10 de Agosto de 1975, sendo João Caixinha, o seu primeiro cabo.
O Grupo suspendeu a sua actividade em 10 de Agosto de 1984, sendo então o seu cabo Luís Moura – que tinha substituído o cabo inicial.
A 1 de Maio de 2008 apresenta-se o novo Grupo de Forcados Amadores de Beja numa praça montada no recinto da Ovibeja com Manuel Almodôvar a cabo e que se mantêm em funções até aos dias de hoje..


Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
Manuel Almodôvar (M.A.) - Fardaram-se 38 Forcados.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(M.A.)O forcado mais novo tem 15 anos, o mais velho tem 41 anos e actualmente o grupo apresenta uma média de idades de 25 anos.

(F.A) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(M.A.) - O balanço não poderá ser negativo a partir do momento em que não ocorreram lesões graves no grupo, mas o facto de não figurarmos num maior número de cartéis deixa-nos tristes e com um certo pensamento de injustiça, já que o grupo apresenta argumentos para outros desafios. Este foi um ano atípico, já que se realizaram menos corridas no Alentejo, o que nos afectou directamente visto ser a região onde por norma mais pegamos, de qualquer forma temos esperança que a conjuntura actual não nos volte a afectar na próxima época. Este foi um ano em que entrou muita rapaziada nova, o que é sempre positivo e leva-nos a acreditar que o futuro do grupo está assegurado. O grupo participou em 9 corridas em Portugal e 1 em Espanha.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(M.A.) - A corrida de Setúbal que teve honras de transmissão directa por parte da RTP.

(F.A) - E pela negativa? 
(M.A.) - A nossa ausência da praça de Beja.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(M.A.) - Graças a Deus que não fomos afectados com lesões graves como já tive oportunidade de mencionar anteriormente. Houve mazelas efectivamente, mas actualmente está tudo recuperado. Apesar do nosso grupo não ter sido afectado com gravidade, alguns grupos não tiveram a mesma sorte, inclusivamente ocorreram lesões muito graves, o que é sempre de lamentar, aproveito desde já para endereçar um grande abraço a todos eles e desejar as rápidas melhoras aos forcados em causa.

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(M.A.) - À equipa do forcado amador uma palavra de incentivo e de agradecimento, para que continuem a projectar a figura do forcado como até então. É o primeiro blogue digno de registo, dedicado inteiramente ao forcado e isso é de louvar, penso que estão no caminho certo para continuar na senda do êxito.
Grupo de Forcados Amadores de Beja


1 comments:

joao marques at: 10 de novembro de 2012 às 12:24 disse...

E pra quando as entrevistas a grupos de topo? Para alem de montemor e evora nao ta ca mais nenhum!

Acho que deviam comecar a promover a discussao na caixa de comentarios, com perguntas no final dos posts por exemplo

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.