GLÓRIAS DA FORCADAGEM - D. FERNANDO DE MASCARENHAS

D. FERNANDO DE MASCARENHAS  - Marquês de Fronteira e Conde da Torre - Notável moço de forcado amador, primeiro filho do Conde da Torre D. José de Mascarenhas, nasceu em Lisboa a 18 de Outubro de 1910. Principiou muito novo a enfrentar os toiros, ingressando pouco depois no Grupo dos Amadores de Santarém, onde o seu valor se foi afirmando de actuação para actuação de tal forma se cimentando o seu prestígio que, ao retirar-se António Abreu, foi unânime o reconhecimento de que a nova chefia só a ele devia ser confiada. E na tarde de 27 de Maio de 1945, na praça do Campo Pequeno, tomava efectivamente a direcção do grupo, por sinal com uma pega extraordinária, como que assegurar que o futuro do famoso agrupamento continuava em sábias mãos.
Como pegador «de caras», D. Fernando de  Mascarenhas foi, talvez, o mais notável de quantos forcados têm existido pois nunca ninguém até ele realizou essa modalidade com tamanha expressão espectacular e, sobretudo, dando maiores vantagens aos toiros. Os seus «cites» tinham ainda um carácter inconfundível, espalhando nas praças um «clima» de emoção que não voltou a verificar-se.
Não prolongou D. Fernando de Mascarenhas por muito tempo a sua carreira de pegador e quando resolveu retirar-se passando a chefia do grupo a Rhodes Sérgio, estava ainda na plena posse de todas as qualidades que o haviam elevado ao mais alto plano dos «forcados» nacionais. Outras actividades o chamavam, forçando o afastamento das  arenas. Infelizmente, porém, não foi longa, também a sua actividade particular porque a 5 de Agosto de 1956, um brutal desastre de automóvel roubaria vida ao famoso «pegador» que tantas e tantas vezes, numa total entrega ou de rasgos de coragem (ele chegou a pegar toiros em hastes limpas) jogou na arena essa mesma vida que tão estupidamente haveria de perder.

- José Barrinha Cruz

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.