GLÓRIAS DA FORCADAGEM - JOSÉ CARRAÇA

 
- JOSÉ CARRAÇA -  Não se sabe ao certo a data de nascimento deste  famoso forcado, mas pensa-se ter sido em 1852/53, dado   seu irmão António Maria Carraça, nascido a 25 de Dezembro de 1863,  ser mais novo 10/11 anos. Teve outro irmão,  Domingos Carraça, do qual se dizia «ser mais valente e melhor que todos os irmãos»,  apesar de só ter pegado uma vez. Contava o sobrinho/neto António Carraça, também forcado,  que a mãe quando olhava para eles... abanando a cabeça... dizia... «parece que saíram todos da barriga de uma vaca!»
Relatamos  esta estória bem conhecida entre a  família Carraça:-
 -   «Um dia, José Carraça foi pegar ao Campo Pequeno com os forcados de Alcochete, cujo    curro pertencia ao Comendador Estêvão de Oliveira.    Eram    toiros enormes,  “Casa do Infantado”,  que todos os grupos temiam! O Comendador, ao passar pelo Carraça no pátio das quadrilhas, atira-lhe…
   ...oh,  Carraça!... está lá um toiro que nenhum forcado de Alcochete o consegue pegar!  José Carraça replica...  oh,  senhor Estevão... desde quando um alcochetano deixa um toiro por  pegar ?!...  estava a brincar!... responde o Comendador. José Carraça vai 8 vezes à cara desse toiro que,  na última tentativa, o atira para o hospital. Passados tempos, José Carraça e o irmão António Maria  - que  os apetrechos de caça,  mas com o intuito de se vingarem  do “toirão” que os tinha derrotado. Embrenham-se na charneca  com cuidado e, vendo  toiros ao longe  aproximam-se  e   reconhecem o que não tinham conseguido pegar,   ainda com  as marcas dos ferros! José Carraça põe de sobreaviso o irmão... fixam os sobreiros onde deverão esconder-se ... e provocam ......toiro .....ééé .... toiro!!!...  este arranca ....  José Carraça e irmão de sobreiro em sobreiro conseguem-no iludir e cansar; quando o  toiro fica a jeito... zás...atira-se ao rabo e o irmão à cernelha! Após o dominarem  ... derrubam-no...  e atam mãos e patas com as cintas que  era costume usarem  à cintura! Mais tarde... o maioral “Loretas” ao passar pelo local e vendo o toiro imobilizado... fica espantado!... aterrorizado… numa cavalgada desenfreada vai à vila dar conhecimento ao Comendador! Ao ouvir tal coisa...o Comendador  fica admirado... mas desconfia logo que só poder ter sido façanha do “Zé Carraça”!  Dado a grande amizade que os unia, nunca lhe disse nada. Perdoa-lhe, e só anos depois lhe revela ter sabido do caso».
A fama, força, valentia e façanhas de José Carraça, Joaquim Valentim e de António Maria Carraça  eram tais que, impressionado pelo que lhe contavam,   D. Carlos I, criador de toiros  e grande aficionado, os quis conhecer pessoalmente quando de uma passagem pela vila de Alcochete  para caçar em terras do Comendador.
Era, não só um rabejador por excelência, mas também um pegador de caras extraordinário! Juntamente com o compadre Joaquim Valentim - cernelheiro -, por gosto do  perigo, saudade de corridas e temerários que eram,  iam muitas vezes para a charneca  sozinhos pegar toiros  já corridos! Parece impossível, mas Guilhermina Barrinha, sobrinha de Joaquim Valentim,  a família Carraça,  contavam muitas vezes esta estória, e outras mais, praticadas por estes dois temíveis homens!

- José Barrinha Cruz
 


1 comments:

zebarracruz at: 21 de abril de 2012 às 00:19 disse...

As origens do Forcado de Alcochete!

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.